26/10/2011

Depoimentos

Depoimento do Núcleo de Assistentes Sociais de Arinos - NAS Arinos

"O NAS/Arinos esteve presente na audiência pública que teve como objetivo a implementação da Lei 12.317/2010 em todos os campos de atuação do Serviço Social e a viabilização da campanha "30 dias pelas 30 horas". Nesta perspectiva, os integrantes do NAS/Arinos se deslocaram do noroeste de Minas Gerais para a capital, tendo tal trajeto a duração de 12 horas. Evidenciamos tal percurso para ressaltar que para a categoria não importa distância, obstáculos e/ou relutâncias, pois somos assistentes sociais. A nossa batalha pela efetivação das 30h é justa, constitucional e acima de tudo decente. Diante de tal contexto, pode-se presenciar já na entrada da Assembleia Legislativa, a categoria em ação por um só propósito: a efetivação dos nossos direitos.

Por fim, o NAS/Arinos destaca as palavras do presidente do conselho que ressaltou a importância dos núcleos, fazendo uma analogia que comparava as políticas públicas com os NAS, ou seja, que se faz necessário propiciar suporte físico e econômico para que tais espaços sejam atores fundamentais nas lutas e conquistas da categoria. Nessa vertente, o NAS/Arinos agradece o esforço do CRESS-MG para garantir que o nosso núcleo encontre-se presente nesse momento histórico, no qual, afirmamos que enquanto o direito for pela metade, estamos na luta pelo inteiro".

Depoimentos coletados no site do CRESS-MG

“Temos que continuar lutando para que esta lei seja cumprida e respeitada em todas as instituições, pois se trata de um grande avanço do Serviço Social no que diz respeito às melhorias das condições de trabalho.”

“Aqui em Governador Valadares a Lei está sendo respeitada.”

“Estamos em conversa com o gestor, para que seja efetivada a lei das 30 horas em nosso município, sem a diminuição do salário para assistentes sociais efetivos. Continuamos na luta para fazer valer nossos direitos!”

“Trabalhava na empresa desde 2008. Para mim, foi um ganho”.

“Temos ciência de que ainda existem municípios mineiros nos quais a aplicabilidade da lei ainda não está assegurada e, por este motivo, agradecemos a atuação do CFESS/CRESS para a sua efetivação em todo o território nacional.”

“A carga de trabalho no sistema prisional é desgastante e a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) aumenta, a cada dia, as exigências sobre os técnicos”.

“A lei deveria ser implementada por todos os empregadores de assistentes sociais, principalmente na área da saúde, visto que esse técnico realiza atividades que provocam estresse emocional por atuarem entre a vida e a morte dos cidadãos”

“A Lei de 30 horas semanais para o/a assistente social é muito importante para a categoria no que diz respeito à qualidade profissional e pessoal.”

“Para justificar a não implementação das 30hs, a SEDS alega que não existe a carreira de assistente social na secretaria, e sim a carreira de analista executivo. No entanto, assinamos como assistente social e precisamos ter registro para atuar.”

“É importante a implantação das 30 horas, porque assim podemos analisar os casos com mais dedicação.”

“Acredito que a Lei de 30 horas foi uma grande conquista para nossa categoria, pois por ser uma profissão que está diretamente ligada ao sofrimento, doença, vulnerabilidades, luta pelos direitos dos cidadãos, leva ao estresse físico e mental”

“Agradeço pelo apoio que encontrei no CRESS em BH, nos esclarecimentos de dúvidas e direcionamento para a implementação da lei na empresa”.

“Como o nosso próprio código de ética aponta, a lei não é facultativa e sim para ser cumprida”,

“É de suma importância esse levantamento de informações quanto à implementação da Lei de 30 horas. Parabéns pela iniciativa! É com a força da nossa união que vamos conquistar e efetivar nossos direitos”.

“É importante que todos os/as assistentes sociais, independente da forma de contratação, abracem a causa e exijam a implantação da lei.”

“É uma conquista imensa para a nossa categoria, devemos permanecer unidos para concretizá-la!”

“Na minha instituição, a referida lei ainda não foi implementada, mas já estou em negociação com a direção administrativa, que enviou e-mail ao setor responsável, a nível estadual. Estou no aguardo.”

“Embora a lei seja respeitada, já me foi oferecido hora-extra, o que não aconteceu. Entendo a lei no sentido de contribuir com minha saúde e melhor condição de trabalho.”

“Gostaria de agradecer a todos os profissionais dos CRESS e CFESS pela dedicação e empenho na luta pelas 30h. Força e perseverança! Essa vitória é nossa!”

“Gostaria de registrar a alegria que sinto por essa conquista, afinal, a Lei de 30h é justa e possibilita ao profissional mais condições de realizar um trabalho de qualidade, além de proporcionar mais qualidade de vida ao/à assistente social. Já percebo melhorias!”

"Ressalto que a nova carga horária permitiu que os/as assistentes sociais tenham qualidade de vida e, sobretudo, utilizem mais tempos para sua formação profissional”

“Mais uma conquista de toda a categoria. Nada mais justo que todo o/a profissional de Serviço Social tenha direito a implementação desta lei”.

“Os/as assistentes sociais são submetidos a rotinas precárias de trabalho e salário abaixo da média. Não podemos continuar assistindo o sucateamento da profissão, de braços cruzados”.

“Quero parabenizar o CRESS/CFESS pelo apoio e orientação aos/às assistentes sociais com dificuldades para implementação das 30 horas e garantindo essa conquista maravilhosa! Parabéns!”

“São melhorais para a categoria que devagar nos proporciona mais espaço, respeito e direitos.”

“Tenho colegas de profissão que ainda trabalham com a jornada de 40 horas e não conseguem de modo algum alterar para 30 horas. Se é uma lei, temos que lutar para todos. Contamos com todos nessa luta. Obrigada pessoal!”

Realização: Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG)
www.cress-mg.org.br
cress@cress-mg.org.br